Edição 45
Dezembro/2013

Carta do Editor: Campeão, e agora?

Será que com prazos tão apertados, os pilotos têm tempo para comemorar? Sebastian Vettel, por exemplo, foi tetracampeão no fim do mês de outubro, na Índia, mas só recebeu a premiação em um evento da FIA, agora em dezembro

FELIPE GIACOMELLI, de São Paulo
om mesmo deve ser campeão da Copa do Mundo de futebol ou medalhista de ouro em Olimpíada. Para quem consegue essas glórias, são quatro anos aproveitando o título e sendo reconhecido como o maior de todos na modalidade. É verdade que quem tiver interesse em defender a conquista também precisa usar esse tempo para se preparar e garantir vaga na edição seguinte da competição, mas nada que impeça uma festa aqui e outra ali.

Mas e no caso da F1? Sebastian Vettel, por exemplo, foi tetracampeão no fim do mês de outubro, na Índia, mas só recebeu a premiação em um evento da FIA, agora em dezembro. Nesse tempo, enquanto disputava as últimas etapas do ano, o piloto teve algum tempo para ir celebrando. No entanto, o foco agora já está em 2014.

Assim como acontece em qualquer equipe, passada a festa de Natal da firma, o germânico já voltou à fábrica de Milton Keynes para trabalhar no carro de 2014. Está na hora de fazer os últimos ajustes, aplicar tudo o que foi coletado nos testes da Pirelli no Bahrein e se preparar para o lançamento dos novos equipamentos e para o início dos treinos coletivos, dia 28 de janeiro, em Jerez de la Frontera.

Menos de dois meses depois, em 16 de março, Vettel, Red Bull e os demais carros do grid já estarão em Melbourne para a abertura do campeonato de 2014.

Se o cronograma da F1 é apertado, o que dizer da Stock Car? Ricardo Maurício mal conseguiu unificar os títulos dos dois principais campeonatos de turismo do país e logo será obrigado a pensar no ano que vem. Embora o certame da Vicar não tenha a mesma rotina de pré-temporada da F1, o piloto da RC – que só conquistou a taça na metade de dezembro – voltará à pista uma semana depois de Vettel naquela corrida em Interlagos que será disputada em duplas.

Será que com esses prazos, os pilotos têm tempo para comemorar? E a resposta é: claro que sim. Uma das formas de celebrar o ano que passou é por meio das premiações. E a REVISTA WARM UP mais uma vez não ficou de fora. Como já acontece todos os anos, abrimos votação popular para que você, leitor, pudesse escolher os melhores de 2013.

Além de definir quem foram os pilotos que mais brilharam nos últimos 12 meses, também é uma forma de relembrar tudo de bom – e de ruim – que aconteceu nesse período. Além disso, nesta edição, você poderá conferir a emocionante despedida da Cosworth da F1. A tradicional fábrica inglesa deixa a categoria após mais uma passagem apagada, tendo no desempenho de Max Chilton em 2013 o maior orgulho.

Mas nem tudo é retrospectiva. Já pensando em 2014, a WARM UP traz uma reportagem sobre Marc Coma e Cyril Després, que voltam a se encontrar no Rali Dakar. A disputa do novo ano também tem um ingrediente especial. Pela primeira vez, esses dois pilotos de moto se encaram em equipamentos diferentes. Enquanto o espanhol segue na KTM, o francês foi contratado a peso de ouro pela Yamaha e está disposto a conquistar mais títulos antes de pensar em fazer a transição para os carros.

Expediente
 
REVISTA WARM UP
Projeto e Coordenação Editorial Bruno Mantovani
Ivan Capelli
Victor Martins
Editor-chefe Felipe Giacomelli
Editores Felipe Giacomelli
Victor Martins
Revisão Victor Martins
Repórteres Evelyn Guimarães
Hugo Becker
Juliana Tesser
Renan do Couto
Victor Martins
Projeto gráfico e tecnológico Ivan Capelli
Direção de arte Bruno Mantovani
Assistente de arte Rodrigo Berton
Jornalista Responsável Victor Martins
(MTb 44.629)

AGÊNCIA WARM UP
Diretor-geral Flavio Gomes
Diretor-executivo Victor Martins
Editores Evelyn Guimarães
Felipe Giacomelli
Repórteres Hugo Becker
Juliana Tesser
Renan do Couto
A Revista Warm Up é uma publicação da Warm Up Informações Especializadas S/C Ltda.
Sede: Av. Paulista, 807, conj. 802,
São Paulo/SP, Brasil.
Fone: (11) 3284.2956
E-mail: revista@warmup.com.br
 

Comentários

 

 
 
 
Próxima matéria

Coletiva
Eles falam, a gente comenta
por Juliana Tesser e Felipe Giacomelli